AGENDA DO PARQUE – 7 E 8/2 | Caminhada, homenagem ao aniversário do Butantan e contação de histórias são destaques na programação da semana
Está chegando o dia do #vempassarinhar em fevereiro, mês em que são comemorados os 124 anos do Instituto Butantan. Para celebrar a data, o Museu de Saúde Pública Emílio Ribas e o Museu Histórico convidam para um dia de jogos e atividades educativas. Contação de histórias, bate-papo animal e brincadeiras também fazem parte das ações especiais dos dias 7 e 8/2.
Confira a programação completa.
Sexta animal | Museu Biológico
Os visitantes são convidados a conhecer de perto alguns dos animais do Museu Biológico por meio de materiais educativos, além de poder conversar com os monitores sobre biodiversidade e conservação. A equipe também apresenta espécies e suas relações com a saúde humana e ambiental.
Data: sexta (7/2)
Horário: 14h30
Local: Horto Oswaldo Cruz (sala Ciência na Prática)
Inscrições: na recepção do Museu Biológico, a partir das 14h
#VemPassarinhar | Museu Biológico
Esta atividade é para quem gosta de caminhada, observação de pássaros e conservação da biodiversidade. A equipe do museu promove um passeio pelas florestas do Butantan, que abrigam cerca de 170 espécies de aves, incluindo algumas endêmicas da Mata Atlântica e que estão ameaçadas de extinção.
É recomendável que os participantes venham com roupa confortável, com calça e calçados fechados, e que tragam uma garrafa de água. Binóculos e câmeras fotográficas são bem-vindos. Ao final da caminhada, todos se reúnem para um café da manhã coletivo enquanto discutem as espécies avistadas. Traga uma comida e uma bebida, além de um copo reutilizável.
O #VemPassarinhar acontece no início da manhã, período em que as aves estão mais ativas.
Data: sábado (8/2)
Horário: 7h
Ponto de encontro: Boulevard, ao lado do Museu Biológico
Inscrições: não é necessário se inscrever para esta atividade
Veneno em jogo: desvendando a ciência do Instituto Butantan | Museu de Saúde Pública Emílio Ribas e Museu Histórico – Espaço Terra Firme
O Instituto Butantan completa 124 anos no dia 23/2. Com um papel fundamental na produção de soros e vacinas, a instituição é referência no tratamento de envenenamento por animais peçonhentos, um grave problema de saúde pública.
Para comemorar o aniversário do Butantan, o Museu de Saúde Pública Emílio Ribas e o Museu Histórico promovem uma série de jogos e atividades que ensinam sobre como a biologia e o estudo de venenos são aliados importantes na promoção da saúde.
Data: sábado (8/2)
Horário: das 10h às 16h
Local: Museu Histórico – Espaço Terra Firme
Inscrições: não é necessário se inscrever para esta atividade
Contação de história: A descoberta de Sofia no mundo invisível dos micróbios | Museu de Microbiologia Professor Isaias Raw
A personagem Sofia, representada por uma boneca, convida as crianças para entrarem em seu mundo imaginário repleto de seres microscópicos. Ao longo da história, elas vão conhecer os micróbios e os lugares onde eles podem ser encontrados.
A atividade é destinada para crianças de 4 a 8 anos, acompanhadas por um responsável.
Data: sábado (8/2)
Horários: 10h30 e 14h30 (duas sessões)
Local: Museu de Microbiologia Professor Isaias Raw
Inscrições: não é necessário se inscrever para esta atividade
Nativos vs Exóticos | Museu Biológico
Conheça as diferenças entre os animais nativos e exóticos e os motivos pelos quais bichos diferentes são tão semelhantes entre si.
Data: sábado (8/2)
Horário: 11h
Local: Miniauditório do Museu Biológico
Inscrições: com os educadores dentro do Museu Biológico, a partir das 10h45
MiniLab: brincando de produzir vacinas | Museu da Vacina
Nesta atividade os participantes terão a oportunidade de produzir uma vacina simulada, com materiais simples do cotidiano, como água e pequenas partículas, em frascos de laboratório. O objetivo é disseminar conhecimentos sobre a importância da vacinação na prevenção de doenças, conscientizar as crianças e suas famílias e aproximá-la dos imunizantes, destacando sua eficácia e segurança. A ação é destinada para crianças de 5 a 12 anos, acompanhadas de responsáveis.
Data: sábado (8/2)
Horário: 11h e 15h (duas sessões)
Local: Pátio interno do Museu da Vacina
Inscrições: não é necessário se inscrever para esta atividade